top of page

Está chegando o dia mundial do meio ambiente

O dia 5 de junho é conhecido como o Dia Mundial do Meio Ambiente. Seja na escola, no trabalho, na universidade ou mesmo em casa, a data é amplamente difundida. Mas por que ela acontece? A data foi escolhida em 1972, em uma Conferência das Organizações das Nações Unidas (ONU) em Estocolomo, capital da Suécia. Na Conferência se definiu que era necessário um dia global para se discutir as questões ambientais, e se escolheu o dia 5 de junho, data em que o evento era realizado, como o marco para essa questão.



O Brasil é um dos países centrais quando se fala da pauta do Meio Ambiente. O nosso país tem a maior floresta do mundo (a Floresta Amazônica), possui 9% de toda a fauna mundial e sete biomas, todos extremamente diferentes entre si. Isso sem falar nos recursos hídricos: temos aproximadamente 7.500 quilômetros de extensão litorânea e uma rede fluvial que corta todo o território nacional. Todos esse números tem sido prejudicados por várias problemáticas, como a limitação do licenciamento ambiental, através do Projeto de Lei do Senado 654/2015, que reduzirá os cuidados que as obras teriam com áreas de reserva ambiental.


Outros problemas assolam a questão ambiental no nosso país, como a redução da mata ciliar, que pode gerar alagamentos em centros urbanos e a nossa má administração do lixo e do esgoto nas cidades.


Quando se fala em meio ambiente muitas vezes se fala em uma briga entre produção e preservação. Se a gente quer assegurar que a produção seja sustentável à longo prazo, temos que preservar. Hoje todo mundo sabe que não pode cortar uma árvore, qualquer um que cortar uma árvore na frente de casa sabe que vai ser denunciado pelos vizinhos. É uma consciência que se gerou e esse é o maior ganho


.

Preservar o meio ambiente, passa pela saúde e pelo controle de pragas. Onde tem sem ratos, baratas, mosquitos da dengue e outros agentes patogênicos, não temos saúde. Uma das formas de preservar é mantendo os serviços de controle de pragas em dia, seja da sua empresa, casa ou condomínio.

18 visualizações0 comentário
bottom of page